terça-feira, 22 de maio de 2007

RELATÓRIO GERAL INDIVIDUAL





ATIVIDADE PROA 17/16

Durante a semana 4, iniciamos um trabalho em grupos, que se estenderá pela semana 5. Neste relatório, não posso deixar de registrar que, as tarefas não estão tendo a devida reflexão como deveriam. O tempo é pouco e são muitas atividades exigidas nesta disciplina. Está muito difícil conciliar o curso, o trabalho e a família,...
O assunto do grupo 2 do qual faço parte, é Flogs e Ferramentas para Blogs. Fui indicada para criar o Blog colaborativo do grupo e enviar o convite às colegas. Fizemos pesquisas sobre o assunto e postamos no Blog, realizamos discussões nos comentários e trocamos idéias e informações. Cada uma criou um Flog em diferentes servidores, afim de testar suas possibilidades. São Flogs individuais de cada uma. O endereço dos Flogs está no blog do grupo.
Propus ao grupo para eu elaborar o tutorial que ensina usar estas ferramentas, que já está publicado. Elas concordaram. Espero que esteja claro o suficiente para que todos possam usufruir dele. Nas postagens do blog do grupo, existem sugestões de como usar os Flogs com nossos alunos. Também aparecem postagens sobre autores que fundamentam o uso dos Blogs e Flogs na educação.
Sei que se tivéssemos mais tempo, nosso trabalho seria enriquecido com mais pesquisas, o que nos proporcionaria mais conhecimento sobre o assunto. Fizemos o que estava ao nosso alcance.
Os blogs, fotologs e videologs são exemplos de recursos interativos que permitem a publicação e troca de arquivos na Internet. Tais recursos apresentam possibilidades de fácil edição e atualização, bem como a participação de terceiros por meio de comentários ou colaborações.
No cotidiano escolar, os blogs e flogs - gratuitos - ganham variadas funções, como relatar trabalhos realizados em equipe, organizar conteúdos, reunir anotações de aula, discutir e elaborar projetos. "Por meio dos comentários, abre-se o diálogo entre educadores e educandos, que se revezam no papel de escritores, leitores e pensadores".
Professores e alunos podem gravar vídeos de curta duração com câmeras digitais e disponibilizá-los, por exemplo, como ilustrações de um evento ou pesquisa , como foi o caso dos PAs com meus alunos, onde registrei vários momentos com fotos.
Nossa caminhada continua na semana 5, ainda temos muito a estudar. Ah, ia esquecendo: o desafio lançado pela prof. Su em transformar ou usar um Blog como Flog, fazendo pequenas adaptacões, continua sem resposta. Não consegui desvendar este mistério.

Um comentário:

Lis@ Beutler disse...

Oi Neusa,
já havia passado pelo teu blog antes, mas sem tempo para deixar comentários.
Queria dar-te os parabéns pelo empenho com que realizas as tarefas e pleo capricho, em tudo.
Agregastes vários recursos bem bacanas a ele e o deixaste muito rico e interessante.
Abraços e bom trabalho