quarta-feira, 2 de maio de 2007

ATIVIDADE 1 - SEMANA 2

LEITURA DO ARTIGO “DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS E APRENDIZAGEM ON-LINE”
Anotar dúvidas, questões, impressões acerca da leitura realizada e postar no blog.
Realmente, a sugestão de desenvolver esta tarefa no decorrer da semana foi muito bem pensada, pois ao começar a trabalhar no bloglines, agregando blogs, foi que comecei a entender um pouco mais desta linguagem de “feeds”, “rss”, “atom”, “xml”,.... e onde começaram a surgir as dúvidas sobre o assunto.
Inicialmente, vou fazer algumas perguntas, que são dúvidas que foram surgindo:
1. Como faço para agregar blogs, notícias de jornais, artigos, textos sobre um determinado assunto que me interessa, sem ter os endereços para agregar e assinar?
2. O que são sítios que tanto fala neste artigo?
3. Qualquer blog, revista, jornal ou artigo on-line pode ser agregado na tecnologia RSS?
4. Como se faz para compartilhar minhas leituras por meio de um endereço RSS?
5. Como faço para acessar minha conta do bloglines? Onde eu devo entrar para ver conteúdos agregados?
6. Estive pensando: lendo o exemplo do Projeto Blogoteca, como poderíamos criar um ambiente colaborativo que agregasse todos os nossos Projetos de Aprendizagem que realizamos em grupos, no curso e os que realizamos nas escolas, de modo que sirva para pesquisa e visitação?
7. Se eu acessar meu blog, esta lista de feeds que agreguei aparecerão lá? Ou só aparecem no bloglines?
8. Como os títulos das postagens aparecem em forma de link no bloglines, se na postagem original não tem link? Isso faz parte da tecnologia RSS?
Voltei aqui para continuar esta tarefa.
9. O que é sindicação?
10. O que é rssficados?
11. Quem pode criar um ambiente colaborativo onde podemos agregar, por exemplos, PAs ou outros projetos desenvolvidos na escola? Qualquer pessoa? Eu, por exemplo? Quem irá alimentar esse ambiente, agregando os projetos? Mas aí não é colaborativo, se só eu trabalho nele? Apenas irá reunir todos os projetos, por exemplo....
12. O Bloglines, no uso da tecnologia RSS, agrega qualquer endereço eletrônico? Até Wiki?
Bom, algumas das dúvidas acima, a gente até pensa o que é ou que pode ser, mas nada como alguém bem informado no assunto para nos esclarecer. Estas são algumas das dúvidas que foram surgindo no decorrer da leitura do artigo.
O desenvolvimento e a disseminação de tecnologias de agregação e distribuição de conteúdo são feitos a partir da tecnologia RSS ou Atom O arquivo onde fica armazenado o resumo ou a notícia toda é chamado de feed. O RSS e Atom são recursos desenvolvidos em linguagem XML e não em HTML, para que eles possam ser explorados sobre diversas formas.






Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi!

Creio que já deves ter respondido a maioria destas dúvidas, a idéia era aliar a teoria e a prática justamente para solucioná-las :)
Mas... lá vão algumas idéias:
1 - sem os endereços fica díficil. para encontrá-los, uma boa maneira é olhar o que subscrevem as outras pessoas.
2 - sítio = site
3 - pode se o sítio for preparado para isso.
4 - lá no bloglines tem esta opção: bem no final da barra lateral>> compartilhar
5 - www.bloglines.com; seu email e senha/iniciar mseção >> feeds
6 - tem algumas maneiras, mas não são simples de fazer 'manualmente'. Havia um sítio que fazia isso, vou tentar achar e lançar como dica. O blogoteca é meio manual, na realidade sao blogs interligados.
7 - aparecerão no seu blog somente se você fizer um blogroll e colocar no blog. Tem uma dica sobre isso lá no blog da disciplina.
8 - faz parte do funcionamento do bloglines. É a forma de dar acesso rápido ao conteúdo.
9 - sindicar = agregar/distribuir o conteúdo (preparar um sítio para fazer isso)
10 - rssficado = blog preparado para distribuir um feed, o teu blog é rssficado.
11 - esta aí tu mesma podes responder
12 - todo blog ou página tem de distribuir o conteúdo para que possa ser agregado e isso implica um código que é gerado e será lido pelos agregadores. aplicativos como o blogger fazem isso, mas não são todos. Um exemplo: a maioria dos flogs não distribui.

abraço!