sábado, 26 de maio de 2007

ATIVIDADE PROA 17/21



Acompanhei durante esta semana os blogs das colegas Eloice, Helenita, Terezinha e Gelsi. A maioria dos blogs estão com bons textos reflexivos, com novas ferramentas e as atividades em dia. Depois do primeiro relato das observações, acrescento algumas observações que fiz nesta nova semana.

http://eloiceroschaff.blogspot.com/ (Eloice)Apresenta um fundo preto, está com várias ferramentas inovadas como som, mural de recados, está com os links para os PAs, o blogroll com os links dos blogs de todos os cursistas, dos sites recomendados e a fonte das postagens bem coloridas. Não tem imagens. Pelo que pude perceber, os textos são fracos, de baixa qualidade, apresentando apenas sugestões de link, sem um aprofundamento do assunto. Penso que poderia ser mais ampliado os textos reflexivos, levando em conta que estamos trabalhando voltados para a educação, então faz-se necessário discutir o uso desta disciplina em nossa prática pedagógica. Esta colega foi remanejada do grupo e está com um novo assunto a ser pesquisado.

http://usodeblogseflogs.blogspot.com (Bernadete Terezinha)Lindo visual , delicado, com fundo todo branco, representando paz...e a cor da fonte das postagens é sempre preta. Me encantei com o blog da Bernadete, pois é muito rico em informações e apresenta muitos recursos de mapas, (adoro mapas) que é o assunto do grupo dela. Está recheado de sites para pesquisas em mapas. Usa recursos trabalhados pelos outros grupos. Poucas imagens. Tem o recurso do You Tube, do menu suspenso com os principais sites, tem texto animado.Este blog continua em dia, com boas postagens e percebe-se um grande interesse pelas atividades propostas. A qualidade dos textos é muito boa, usando sempre autores que fundamentam o que está refletindo. Particularmente, dos quatro blogs que estou acompanhando, este é o mais completo e reflexivo. A Bernadete está sempre interagindo e procurando inovações para apresentar em seu blog. Excelente trabalho.

http://helenitaproa17a.blogspot.com (Helenita)Apresenta um fundo com dois tons de azul e a cor da fonte das postagens é sempre azul. Os links aparecem em roxo. Está muito bonito, embora não tenha imagens. Tem mural de recados, blogroll, com postagens bem reflexivas, de boa qualidade. Tem conteúdos bem trabalhados, com fundamentação teórica do assunto em debate.
Este blog continua com as atividades em dia e muito reflexivo.

http://proa17-gelsi.blogspot.com (Gelsi)Blog com fundo rosa pink e rosa claro. Não apresenta ferramentas novas, nem blogroll com os blogs dos cursistas. Não tem imagens. Poucas postagens.Esta colega foi remanejada do grupo, por não participar ativamente das atividades propostas. O blog da Gelsi não tem textos reflexivos e deveria ser mais aprofundado. Deve melhorar em todos os aspectos: precisa postar mais as tarefas realizadas na disciplina, argumentar os estudos feitos e acompanhar o andamento do curso e disciplinas.
Na realização desta tarefa de visitação dos blogs das colegas, vou aproveitar a citação de duas educadoras, para justificar a importância do trabalho com blogs:
Para Suzana Gutierrez, pesquisadora do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE), da UFRS, o interessante é que os blogs permitem que os participantes produzam textos e exerçam o pensamento crítico, retomando e reinterpretando conceitos e práticas. "Os weblogs abrem espaço para a consolidação de novos papéis para alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem, com uma atuação menos diretiva destes e mais participante de todos." Ela lembra que os blogs registram a concepção do projeto e os detalhes de todas as suas fases, o que incentiva e facilita os trabalhos interdisciplinares e transdisciplinares. "Pode-se assim, dar alternativas interativas e suporte a projetos que envolvam a escola e até famílias e comunidade".
A educadora Sônia Bertocchi concorda que os blogs têm potencial para reinventar o trabalho pedagógico e envolver muito mais os alunos. "Há aqui um grande poder de comunicação e os alunos passam a ser escritores, leitores e pensadores." Para ela, que já trabalhou com blogs na formação de professores, os diários eletrônicos são um excelente recurso para desenvolver trabalhos em equipe, discutir e elaborar projetos. Além disso, servem como espaço para anotações de aula e discussão de textos. "Os blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes, mas é a criatividade, de professores e alunos, que vai determinar a otimização da ferramenta".
Sendo assim, pude perceber que, em quase todos os blogs observados, estão presentes os aspectos citados pelas educadoras. Este é o objetivo desta disciplina, desenvolver o pensamento crítico, permitir o trabalho em equipe, a interação e a criatividade.

3 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Neuza

Amplie um pouco esta análise falando mais sobre o conteúdo dos blogs. A consistência na realização das atividades, a qualidade dos textos, o que tu achares de positivo, o que deve melhorar e no quê. ...
abraço!

Teresinha Bernardete Motter disse...

Obrigada Neuza, os elogios são recíprocos.
bjs
Berna

Anônimo disse...

Genial fill someone in on and this enter helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.