sábado, 26 de maio de 2007

ATIVIDADE PROA 17/18

Visitar os blogs colaborativos dos demais grupos

Durante esta semana, fiz várias visitas aos blogs colaborativos dos grupos. Todos os assuntos são ótimos e interessantes. Os trabalhos estão maravilhosos. Claro que me identifiquei mais com alguns assuntos, por afinidade. Por exemplo, me interessou muito o trabalho o trabalho do grupo sobre mapas, pois sou professora de geografia, o you tube e o bubbleshare, pois gosto muito de produzir e postar ou publicar minhas produções. O som e a imagem me fascinam. No meu ponto de vista, o trabalho inicial da cada grupo está muito bom, houve bastante pesquisa sobre os temas abordados e um grande desempenho e comprometimento por parte dos grupos. Na medida do possível, colaborei com alguma idéia e fiz alguns questionamentos aos grupos.
Toas as ferramentas/ambientes/aplicativos abordados exigem que se cadastre no site, são serviços gratuitos e de fácil utilização, sinto não termos mais tempo disponível para explorar cada um deles como deveria, afim de conhecermos melhor suas possibilidades. O único inconveniente que vejo neste sites é ser todo em inglês; Embora podermos traduzir, é mais trabalhoso.
O que é e para que serve cada ferramenta/ambiente/aplicativo estudado pelos grupos?
O Touffe é um local na rede onde qualquer um pode criar filmes flash, apresentações flash, cartões flash,... O endereço é
http://www.touffe.com
O Flickr é um sítio da web que tem como objetivo armazenar, classificar, pesquisar e compartilhar fotografias ou outros documentos gráficos, como desenhos e ilustrações. O endereço é http://flickr.com
O Youtube serve para produção de vídeos. O endereço é http://youtube.com
O Google Docs é uma ferramenta que integra dois serviços do Office em uma única interface. O Google uniu o Writely (textos) e o Spreadsheets (planilhas) em um ambiente que possibilita a construção conjunta e a socialização das produções entre usuários, além do uso de chats para a troca de informações.
O blog do grupo dos mapas é recheado de endereços para pesquisas sobre mapas. Podemos citar:
www.flagr.com http://www.estradas.com.br/new/header_sites/mapas.asp
http://www.guiageo.com/ ouhttp://www.guiageo-mapas.com/ e ainda temos a Wikimapia, muito interessante.
O Bubbleshare cria álbuns de fotos. O endereço é
www.bubbleshare.com
O Del.icio.us serve para agrupar, colocar e arquivar informações de seu interesse, como se fosse uma grande pasta com vários compartimentos e em cada compartimento você coloca uma ou mais etiquetas de identificação para que no momento em que necessitar resgatar, acessar tais informações que elas estejam organizadas, sistematizadas de tal forma que economize o se o seu tempo de busca. O endereço é http://del.icio.us/
O Orkut é uma comunidade virtual criada com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. O endereço é www.orkut.com
Eu andei testando várias ferramentas/ambientes/aplicativos trabalhados pelos grupos e alguns já estão em meu blog. Vou continuar explorando, para posterior uso na minha prática pedagógica.

COMPLEMENTANDO ESTA TAREFA:
Novos grupos foram criados no decorrer desta semana, para recuperação das colegas que não conseguiram acompanhar as atividades estabelecidas nesta 5ª semana.
Este grupo está se esforçando para realizar a recuperação das tarefas, com textos explicativos sobre o assunto do grupo. Estão pesquisando afim de enriquecer as postagens.
O thumbstacks é um serviço/aplicativo baseado na web que permite você criar e editar slides on-line com controles de edição de texto semelhantes ao word e fazer apresentações ou socializações de seus trabalhos direto do seu "browser", sendo que estas podem ser feitas em qualquer lugar, com qualquer pessoa. Sua utilização é gratuita, basta acessar o site http://thumbstacks.com e cadastrar-se.
Temos ainda o Blog colaborativo dos quadrinhos, que fala do Hagaquê, que é um recurso para criar histórias em quadrinhos com os alunos. Muito interessante, eu já conheço. Este Blog ainda está bastante incompleto.
Ambos estão sem a versão inicial do trabalho do grupo. Acredito que, em função de estarem recuperando as tarefas, ainda está por fazer.

2 comentários:

Teresinha Bernardete Motter disse...

Neuza, gostei de ver um mapa no teu blog. bjs
Berna

Suzana Gutierrez disse...

Oi Neuza

Cada dia surgem novas ferramentas. A criatividade das pessoas e a colaboração na web são responsáveis por isso.

O Writely por ex, era uma ferramenta muito boa desenvolvida por um grupo modesto. Hoje, o Google comprou e está aperfeiçoando. Penso que os desenvolvedores do Writely agora integram o Google ou estão com algum dinheiro no bolso para criar novas coisas :)

abraço!