sábado, 2 de junho de 2007

ATIVIDADE PROA 17/24

AUTO-AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA

Não tenho nem palavras para dizer o quanto eu adorei fazer esta disciplina. Foram tantos assuntos abordados e discutidos que, com certeza, servirão muito para nossa prática pedagógica nas escolas. Eu já conhecia um pouco sobre blogs e dos diferentes recursos que ele oferece. O Flog ainda não tinha trabalhado, mas com certeza, podemos perceber que ele também é um ótimo recurso pedagógico para nossas aulas. Por si só, estes recursos de nada servem, se o professor não souber gerenciar as atividades e nesta disciplina podemos aprender como utiliza-los com nossos alunos. É uma pena que o tempo é pouco, deveríamos ter trabalhado esta disciplina ao longo do curso, para poder aprofundar mais as diferentes ferramentas/aplicativos/ambientes que tivemos a oportunidade de conhecer.
E as professoras? Sempre muito atenciosas, respondendo todos os questionamentos, orientando o tempo todo, dando dicas, desafiando, instigando, provocando novas buscas afim de ajudar na construção do conhecimento. Adorei tudo. Íris e Su: vocês são fantásticas.
No decorrer desta caminhada, teve dias que pensei não dar conta das tarefas, pois eram muitas; cada semana eram várias tarefas; mas na medida em que íamos interagindo com colegas e professores, as tarefas iam se realizando e a expectativa de conseguir realizar a tarefa solicitada era tanta que tudo foi feito sem grandes atropelos. Volto dizer que tem tarefas que poderiam ter sido mais aprofundadas, mas em função do prazo, foi feito rapidamente.
Não tive grandes dificuldades no decorrer da disciplina; as dúvidas que iam surgindo foram sendo solucionadas rapidamente.
Todos os que estamos envolvidos em educação precisamos conversar, planejar e executar ações pedagógicas inovadoras, com a devida cautela, aos poucos, mas firmes e sinalizando mudanças. Sempre haverá professores que não querem mudar, mas uma grande parte deles está esperando novos caminhos, o que vale a pena fazer. Se não os experimentamos, como vamos a aprender?
Não basta tentar remendos com as atuais tecnologias. Temos quer fazer muitas coisas diferentemente. É hora de mudar de verdade e vale a pena fazê-lo logo, chamando os que estão dispostos, incentivando-os de todas as formas – entre elas a financeira – dando tempo para que as experiências se consolidem e avaliando com equilíbrio o que está dando certo. Precisamos trocar experiências, propostas, resultados. Eu acredito que foi isso que aconteceu nesta disciplina. Tivemos uma injeção de ânimo para inovar nossas aulas, usando e trabalhando com os diferentes recursos que aprendemos e conhecemos.

domingo, 27 de maio de 2007

ATIVIDADE PROA 17/22

Realizei as atividades opcionais de recuperar uma postagem e usar editores de blog – Write to My Blog.
O Slideshare eu já conhecia, me cadastrei para fazer o tutorial para o trabalho do grupo. Montei os slides no Power Point e levei para o slideshare. Sei como como funciona e como compartilhar as apresentações realizadas. Muito legal esta ferramenta.
A possibilidade de recuperar postagens é muito interessante, pois, quando estamos trabalhando corremos o risco de perder nosso trabalho por algum problema técnico ou falta de energia. Eu, particularmente, na tenho o hábito de ir salvando o que vou escrevendo. O blogger post recuperator plus é uma boa opção para ir salvando como rascunho. Fiz o teste em vários intervalos de tempo diferentes. Fechava o editor sem salvar. O que acontecia?? Realmente, as últimas digitações não ficavam salvas. Tudo depende do tempo digitado.
O Write to My Blog é de fácil manuseio, gratuito e o que é melhor, não exige cadastro ou inscrição. É como se fosse o editor de textos do Word, apresenta os mesmos recursos. O único inconveniente que eu acho é o fato de ele ser em inglês. Apesar de suas possibilidades, ainda prefiro abrir o blogger e postar diretamente nele. Eu fiz apenas um teste no meu blog de testes. Agora vou publicar esta postagem por correio eletrônico, que, foi a atividade que encontrei mais dificuldade. Não conseguia fazer com minhas postagens viessem para o meu blog. Depois de pedir socorro para a Su, que me orientou, entendi o processo. Muito interessante esta possibilidade de postar por e-mail.

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

ATIVIDADE PROA 17/22

A imagem dos testes que fiz das atividades opcionais no meu blog de testes:





sábado, 26 de maio de 2007

ATIVIDADE PROA 17/21



Acompanhei durante esta semana os blogs das colegas Eloice, Helenita, Terezinha e Gelsi. A maioria dos blogs estão com bons textos reflexivos, com novas ferramentas e as atividades em dia. Depois do primeiro relato das observações, acrescento algumas observações que fiz nesta nova semana.

http://eloiceroschaff.blogspot.com/ (Eloice)Apresenta um fundo preto, está com várias ferramentas inovadas como som, mural de recados, está com os links para os PAs, o blogroll com os links dos blogs de todos os cursistas, dos sites recomendados e a fonte das postagens bem coloridas. Não tem imagens. Pelo que pude perceber, os textos são fracos, de baixa qualidade, apresentando apenas sugestões de link, sem um aprofundamento do assunto. Penso que poderia ser mais ampliado os textos reflexivos, levando em conta que estamos trabalhando voltados para a educação, então faz-se necessário discutir o uso desta disciplina em nossa prática pedagógica. Esta colega foi remanejada do grupo e está com um novo assunto a ser pesquisado.

http://usodeblogseflogs.blogspot.com (Bernadete Terezinha)Lindo visual , delicado, com fundo todo branco, representando paz...e a cor da fonte das postagens é sempre preta. Me encantei com o blog da Bernadete, pois é muito rico em informações e apresenta muitos recursos de mapas, (adoro mapas) que é o assunto do grupo dela. Está recheado de sites para pesquisas em mapas. Usa recursos trabalhados pelos outros grupos. Poucas imagens. Tem o recurso do You Tube, do menu suspenso com os principais sites, tem texto animado.Este blog continua em dia, com boas postagens e percebe-se um grande interesse pelas atividades propostas. A qualidade dos textos é muito boa, usando sempre autores que fundamentam o que está refletindo. Particularmente, dos quatro blogs que estou acompanhando, este é o mais completo e reflexivo. A Bernadete está sempre interagindo e procurando inovações para apresentar em seu blog. Excelente trabalho.

http://helenitaproa17a.blogspot.com (Helenita)Apresenta um fundo com dois tons de azul e a cor da fonte das postagens é sempre azul. Os links aparecem em roxo. Está muito bonito, embora não tenha imagens. Tem mural de recados, blogroll, com postagens bem reflexivas, de boa qualidade. Tem conteúdos bem trabalhados, com fundamentação teórica do assunto em debate.
Este blog continua com as atividades em dia e muito reflexivo.

http://proa17-gelsi.blogspot.com (Gelsi)Blog com fundo rosa pink e rosa claro. Não apresenta ferramentas novas, nem blogroll com os blogs dos cursistas. Não tem imagens. Poucas postagens.Esta colega foi remanejada do grupo, por não participar ativamente das atividades propostas. O blog da Gelsi não tem textos reflexivos e deveria ser mais aprofundado. Deve melhorar em todos os aspectos: precisa postar mais as tarefas realizadas na disciplina, argumentar os estudos feitos e acompanhar o andamento do curso e disciplinas.
Na realização desta tarefa de visitação dos blogs das colegas, vou aproveitar a citação de duas educadoras, para justificar a importância do trabalho com blogs:
Para Suzana Gutierrez, pesquisadora do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE), da UFRS, o interessante é que os blogs permitem que os participantes produzam textos e exerçam o pensamento crítico, retomando e reinterpretando conceitos e práticas. "Os weblogs abrem espaço para a consolidação de novos papéis para alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem, com uma atuação menos diretiva destes e mais participante de todos." Ela lembra que os blogs registram a concepção do projeto e os detalhes de todas as suas fases, o que incentiva e facilita os trabalhos interdisciplinares e transdisciplinares. "Pode-se assim, dar alternativas interativas e suporte a projetos que envolvam a escola e até famílias e comunidade".
A educadora Sônia Bertocchi concorda que os blogs têm potencial para reinventar o trabalho pedagógico e envolver muito mais os alunos. "Há aqui um grande poder de comunicação e os alunos passam a ser escritores, leitores e pensadores." Para ela, que já trabalhou com blogs na formação de professores, os diários eletrônicos são um excelente recurso para desenvolver trabalhos em equipe, discutir e elaborar projetos. Além disso, servem como espaço para anotações de aula e discussão de textos. "Os blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes, mas é a criatividade, de professores e alunos, que vai determinar a otimização da ferramenta".
Sendo assim, pude perceber que, em quase todos os blogs observados, estão presentes os aspectos citados pelas educadoras. Este é o objetivo desta disciplina, desenvolver o pensamento crítico, permitir o trabalho em equipe, a interação e a criatividade.

ATIVIDADE PROA 17/18

Visitar os blogs colaborativos dos demais grupos

Durante esta semana, fiz várias visitas aos blogs colaborativos dos grupos. Todos os assuntos são ótimos e interessantes. Os trabalhos estão maravilhosos. Claro que me identifiquei mais com alguns assuntos, por afinidade. Por exemplo, me interessou muito o trabalho o trabalho do grupo sobre mapas, pois sou professora de geografia, o you tube e o bubbleshare, pois gosto muito de produzir e postar ou publicar minhas produções. O som e a imagem me fascinam. No meu ponto de vista, o trabalho inicial da cada grupo está muito bom, houve bastante pesquisa sobre os temas abordados e um grande desempenho e comprometimento por parte dos grupos. Na medida do possível, colaborei com alguma idéia e fiz alguns questionamentos aos grupos.
Toas as ferramentas/ambientes/aplicativos abordados exigem que se cadastre no site, são serviços gratuitos e de fácil utilização, sinto não termos mais tempo disponível para explorar cada um deles como deveria, afim de conhecermos melhor suas possibilidades. O único inconveniente que vejo neste sites é ser todo em inglês; Embora podermos traduzir, é mais trabalhoso.
O que é e para que serve cada ferramenta/ambiente/aplicativo estudado pelos grupos?
O Touffe é um local na rede onde qualquer um pode criar filmes flash, apresentações flash, cartões flash,... O endereço é
http://www.touffe.com
O Flickr é um sítio da web que tem como objetivo armazenar, classificar, pesquisar e compartilhar fotografias ou outros documentos gráficos, como desenhos e ilustrações. O endereço é http://flickr.com
O Youtube serve para produção de vídeos. O endereço é http://youtube.com
O Google Docs é uma ferramenta que integra dois serviços do Office em uma única interface. O Google uniu o Writely (textos) e o Spreadsheets (planilhas) em um ambiente que possibilita a construção conjunta e a socialização das produções entre usuários, além do uso de chats para a troca de informações.
O blog do grupo dos mapas é recheado de endereços para pesquisas sobre mapas. Podemos citar:
www.flagr.com http://www.estradas.com.br/new/header_sites/mapas.asp
http://www.guiageo.com/ ouhttp://www.guiageo-mapas.com/ e ainda temos a Wikimapia, muito interessante.
O Bubbleshare cria álbuns de fotos. O endereço é
www.bubbleshare.com
O Del.icio.us serve para agrupar, colocar e arquivar informações de seu interesse, como se fosse uma grande pasta com vários compartimentos e em cada compartimento você coloca uma ou mais etiquetas de identificação para que no momento em que necessitar resgatar, acessar tais informações que elas estejam organizadas, sistematizadas de tal forma que economize o se o seu tempo de busca. O endereço é http://del.icio.us/
O Orkut é uma comunidade virtual criada com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. O endereço é www.orkut.com
Eu andei testando várias ferramentas/ambientes/aplicativos trabalhados pelos grupos e alguns já estão em meu blog. Vou continuar explorando, para posterior uso na minha prática pedagógica.

COMPLEMENTANDO ESTA TAREFA:
Novos grupos foram criados no decorrer desta semana, para recuperação das colegas que não conseguiram acompanhar as atividades estabelecidas nesta 5ª semana.
Este grupo está se esforçando para realizar a recuperação das tarefas, com textos explicativos sobre o assunto do grupo. Estão pesquisando afim de enriquecer as postagens.
O thumbstacks é um serviço/aplicativo baseado na web que permite você criar e editar slides on-line com controles de edição de texto semelhantes ao word e fazer apresentações ou socializações de seus trabalhos direto do seu "browser", sendo que estas podem ser feitas em qualquer lugar, com qualquer pessoa. Sua utilização é gratuita, basta acessar o site http://thumbstacks.com e cadastrar-se.
Temos ainda o Blog colaborativo dos quadrinhos, que fala do Hagaquê, que é um recurso para criar histórias em quadrinhos com os alunos. Muito interessante, eu já conheço. Este Blog ainda está bastante incompleto.
Ambos estão sem a versão inicial do trabalho do grupo. Acredito que, em função de estarem recuperando as tarefas, ainda está por fazer.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

terça-feira, 22 de maio de 2007

RELATÓRIO GERAL INDIVIDUAL





ATIVIDADE PROA 17/16

Durante a semana 4, iniciamos um trabalho em grupos, que se estenderá pela semana 5. Neste relatório, não posso deixar de registrar que, as tarefas não estão tendo a devida reflexão como deveriam. O tempo é pouco e são muitas atividades exigidas nesta disciplina. Está muito difícil conciliar o curso, o trabalho e a família,...
O assunto do grupo 2 do qual faço parte, é Flogs e Ferramentas para Blogs. Fui indicada para criar o Blog colaborativo do grupo e enviar o convite às colegas. Fizemos pesquisas sobre o assunto e postamos no Blog, realizamos discussões nos comentários e trocamos idéias e informações. Cada uma criou um Flog em diferentes servidores, afim de testar suas possibilidades. São Flogs individuais de cada uma. O endereço dos Flogs está no blog do grupo.
Propus ao grupo para eu elaborar o tutorial que ensina usar estas ferramentas, que já está publicado. Elas concordaram. Espero que esteja claro o suficiente para que todos possam usufruir dele. Nas postagens do blog do grupo, existem sugestões de como usar os Flogs com nossos alunos. Também aparecem postagens sobre autores que fundamentam o uso dos Blogs e Flogs na educação.
Sei que se tivéssemos mais tempo, nosso trabalho seria enriquecido com mais pesquisas, o que nos proporcionaria mais conhecimento sobre o assunto. Fizemos o que estava ao nosso alcance.
Os blogs, fotologs e videologs são exemplos de recursos interativos que permitem a publicação e troca de arquivos na Internet. Tais recursos apresentam possibilidades de fácil edição e atualização, bem como a participação de terceiros por meio de comentários ou colaborações.
No cotidiano escolar, os blogs e flogs - gratuitos - ganham variadas funções, como relatar trabalhos realizados em equipe, organizar conteúdos, reunir anotações de aula, discutir e elaborar projetos. "Por meio dos comentários, abre-se o diálogo entre educadores e educandos, que se revezam no papel de escritores, leitores e pensadores".
Professores e alunos podem gravar vídeos de curta duração com câmeras digitais e disponibilizá-los, por exemplo, como ilustrações de um evento ou pesquisa , como foi o caso dos PAs com meus alunos, onde registrei vários momentos com fotos.
Nossa caminhada continua na semana 5, ainda temos muito a estudar. Ah, ia esquecendo: o desafio lançado pela prof. Su em transformar ou usar um Blog como Flog, fazendo pequenas adaptacões, continua sem resposta. Não consegui desvendar este mistério.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

ATIVIDADE PROA 17/20


Acompanhei durante esta semana os blogs das colegas Eloice, Helenita, Terezinha e Gelsi. A maioria dos blogs estão com bons textos reflexivos, com novas ferramentas e as atividades em dia.
http://eloiceroschaff.blogspot.com/ (Eloice)
Apresenta um fundo preto, está com várias ferramentas inovadas como som, mural de recados, está com os links para os PAs, o blogroll com os links dos blogs de todos os cursistas, dos sites recomendados e a fonte das postagens bem coloridas. Não tem imagens. Rico em postagens sobre o You Tube, que é o assunto do grupo dela.

http://usodeblogseflogs.blogspot.com (Bernadete Terezinha)
Lindo visual , delicado, com fundo todo branco, representando paz...e a cor da fonte das postagens é sempre preta. Me encantei com o blog da Bernadete, pois á muito rico em informações e apresenta muitos recursos de mapas, (adoro mapas) que é o assunto do grupo dela. Poucas imagens. Tem o recurso do You Tube, do menu suspenso com os principais sites, tem texto animado.

http://helenitaproa17a.blogspot.com (Helenita)
Apresenta um fundo com dois tons de azul e a cor da fonte das postagens é sempre azul. Os links aparecem em roxo. Está muito bonito, embora não tenha imagens. Tem mural de recados, blogroll, com postagens bem reflexivas.

http://proa17-gelsi.blogspot.com (Gelsi)
Blog com fundo rosa pink e rosa claro. Não apresenta ferramentas novas, nem blogroll com os blogs dos cursistas. Não tem imagens. Poucas postagens

domingo, 20 de maio de 2007

ATIVIDADES DA SEMANA 4


Como andam as tarefas? Estou meia atrapalhada com as tarefas desta semana, são tantas que resolvi fazer um resumo das mesmas:
ATIVIDADE PROA 17/13
Criei o blog colaborativo e fiz contato com as minhas colegas de grupo por e-mail, ainda temos colegas que não atenderam ao convite.
ATIVIDADE PROA 17/14
Estamos postando as pesquisas realizadas sobre flogs e ferramentas para blogs. Estamos usando os comentários para trocar idéias e o próprio blog para discussões e sugestões.
ATIVIDADE PROA 17/15
O relatório geral do grupo será postada no final da semana 4, pois depende do andamento dos trabalhos realizados.
ATIVIDADE PROA 17/16
O relatório geral individual está sendo escrito e será postado no final da semana 4.
Como nosso trabalho é sobre flogs, já nos cadastramos em servidores de flogs para testar suas possibilidades. Já divulguei o endereço do meu fotoblog que criei. Combinamos que cada integrante do grupo vai explorar um servidor diferente para ver como funciona.
O tutorial está sendo elaborado para posterior postagem. Estamos fazendo no power point e depois vamos levar para o slideShare e publicar em nosso blog colaborativo.
Estamos postando no blog, sugestões de como utilizar os flogs como ferramenta pedagógica.
ATIVIDADE PROA 17/20
Já iniciei o acompanhamento dos blogs das colegas Eloice, Terezinha Bernadete, Helenita e Gelsi. Estou deixando comentários nos seus blogs sobre suas atividades e ferramentas usadas nos blogs. O relato final será no final da semana 4.

sexta-feira, 18 de maio de 2007


quinta-feira, 17 de maio de 2007

CLIP/BLOG no Bloglines



Hoje realizei a tarefa do Clip/Blog. Legal este recurso, pois permite guardar aquilo que nos interessa mais, para posterior leitura. Também salvei na pasta de Clippings, para testar e aprender. Deu certo...

quarta-feira, 16 de maio de 2007

SETE MOTIVOS PARA UM PROFESSOR CRIAR UM BLOG





Estava navegando e encontrei este material. Quero compartilhar, pois achei muito interessante. Mostra como e porque podemos e devemos usar o blog como ferramenta pedagógica.

Nesse mundo da tecnologia, inventam-se tantas novidades que realmente é difícil acompanhar todas as possibilidades de trabalho que elas abrem para um professor. Recentemente, surgiu mais uma: o blog.
Mas o que vem a ser isso? Trata-se de um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de interação, pois cada post (texto publicado) pode ser comentado. Comparando-se com um fórum, a discussão, no blog, fica mais centrada nos tópicos sugeridos por quem gerencia a página e, nele, é visualmente mais fácil ir incluindo novos temas de discussão com freqüência para serem comentados.
Esse gênero foi rapidamente assimilado por jovens e adultos do mundo inteiro, em versões pessoais ou profissionais. A novidade é tão recente; e o sucesso, tamanho, que em seis anos, desde o início de sua existência, em 1999, o buscador Google passou a indicar 114 milhões de referências quando se solicita a pesquisa pelo termo “blog”, e, só no Brasil, aparecem 835 mil resultados hoje.
No mundo acadêmico, por sua vez, esse conceito ainda é praticamente desconhecido. O banco de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) não apresenta nenhuma referência sobre o tema e, mesmo em buscas internacionais, são pouquíssimos os trabalhos a respeito do que se pode fazer com um blog nas escolas. Todas as referências encontradas estão no pé deste artigo.
Não é à toa que tantos jovens e adultos começaram a se divertir publicando suas reflexões e sua rotina e que tantos profissionais, como jornalistas e professores, começaram a entrar em contato com seu público e seus alunos usando esse meio de comunicação. No blog, tudo acontece de uma maneira bastante intuitiva; e não é porque a academia ainda não disse ao professor que ele pode usar um blog que essa forma de comunicação deve ser deixada de lado. Com esse recurso, o educador tem um enorme espaço para explorar uma nova maneira de se comunicar com seus alunos. Vejamos sete motivos pelos quais um professor deveria, de fato, criar um blog.
1- É divertido
É sempre necessário termos um motivo genuíno para fazer algo e, realmente, não há nada que legitime mais uma atividade que o fato de ela ser divertida. Um blog é criado assim: pensou, escreveu. E depois os outros comentam. Rapidamente, o professor vira autor e, ainda por cima, tem o privilégio de ver a reação de seus leitores. Como os blogs costumam ter uma linguagem bem cotidiana, bem gostosa de escrever e de ler, não há compromisso nem necessidade de textos longos, apesar de eles não serem proibidos. Como também é possível inserir imagens nos blogs, o educador tem uma excelente oportunidade de explorar essa linguagem tão atraente para qualquer leitor, o que aumenta ainda mais a diversão. O professor, como qualquer “blogueiro”, rapidamente descobrirá a magia da repercussão de suas palavras digitais e das imagens selecionadas (ou criadas). É possível até que fique “viciado” em fazer posts e ler comentários.
2- Aproxima professor e alunos
Com o hábito de escrever e ter seu texto lido e comentado, não é preciso dizer que se cria um excelente canal de comunicação com os alunos, tantas vezes tão distantes. Além de trocar idéias com a turma, o que é um hábito extremamente saudável para a formação dos estudantes, no blog, o professor faz isso em um meio conhecido por eles, pois muitos costumam se comunicar por meio de seus blogs. Já pensou se eles puderem se comunicar com o seu professor dessa maneira? O professor “blogueiro” certamente se torna um ser mais próximo deles. Talvez, digital, o professor pareça até mais humano.
3- Permite refletir sobre suas colocações
O aspecto mais saudável do blog, e talvez o mais encantador, é que os posts sempre podem ser comentados. Com isso, o professor, como qualquer “blogueiro”, tem inúmeras oportunidades de refletir sobre as suas colocações, o que só lhe trará crescimento pessoal e profissional. A primeira reação de quem passou a vida acreditando que diários devem ser trancados com cadeado, ao compreender o que é um blog, deve ser de horror: “O quê? Diários agora são públicos?”. Mas pensemos por outro lado: que oportunidade maravilhosa poder descobrir o que os outros acham do que dizemos e perceber se as pessoas compreendem o que escrevemos do mesmo modo que nós! Desse modo, podemos refinar o discurso, descobrir o que causa polêmica e o que precisa ser mais bem explicado ao leitor. O professor “blogueiro” certamente começa a refletir mais sobre suas próprias opiniões, o que é uma das práticas mais desejáveis para um mestre em tempos em que se acredita que a construção do conhecimento se dá pelo diálogo.
4- Liga o professor ao mundo
Conectado à modernidade tecnológica e a uma nova maneira de se comunicar com os alunos, o educador também vai acabar conectando-se ainda mais ao mundo em que vive. Isso ocorre concretamente nos blogs por meio dos links (que significam “elos”, em inglês) que ele é convidado a inserir em seu espaço. Os blogs mais modernos reservam espaços para links, e logo o professor “blogueiro” acabará por dar algumas sugestões ali. Ao indicar um link, o professor se conecta ao mundo, pois muito provavelmente deve ter feito uma ou várias pesquisas para descobrir o que lhe interessava. Com essa prática, acaba descobrindo uma novidade ou outra e tornando-se uma pessoa ainda mais interessante. Além disso, o blog será um instrumento para conectar o leitor a fontes de consulta provavelmente interessantes. E assim estamos todos conectados: professor, seus colegas, alunos e mundo.
5- Amplia a aula
Não é preciso dizer que, com tanta conexão possibilitada por um blog, o professor consegue ampliar sua aula. Aquilo que não foi debatido nos 45 minutos que ele tinha reservados para si na escola pode ser explorado com maior profundidade em outro tempo e espaço. Alunos interessados podem aproveitar a oportunidade para pensar mais um pouco sobre o tema, o que nunca faz mal a ninguém. Mesmo que não caia na prova.
6- Permite trocar experiências com colegas
Com um recurso tão divertido em mãos, também é possível que os colegas professores entrem nos blogs uns dos outros. Essa troca de experiências e de reflexões certamente será muito rica. Em um ambiente onde a comunicação entre pares é tão entrecortada e limitada pela disponibilidade de tempo, até professores de turnos, unidades e mesmo escolas diferentes poderão aprender uns com os outros. E tudo isso, muitas vezes, sem a pressão de estarem ali por obrigação. (É claro que os blogs mais divertidos serão os mais visitados. E não precisamos confundir diversão com falta de seriedade profissional.)
7- Torna o trabalho visível
Por fim, para quem gosta de um pouco de publicidade, nada mais interessante que saber que tudo o que é publicado (até mesmo os comentários) no blog fica disponível para quem quiser ver. O professor que possui um blog tem mais possibilidade de ser visto, comentado e conhecido por seu trabalho e suas reflexões. Por que não experimentar a fama pelo menos por algum tempo?
Antes de fazer seu próprio blog, vale a pena consultar as realizações de algumas pessoas comuns ou dos mais variados profissionais. Faça uma busca livre pela Internet para descobrir o que se faz nos blogs pelo mundo afora e (re)invente o seu!

Flog do grupo 2

Hoje criei um fotoblog para o grupo 2, afim de compartilhármos nossas fotos. O endereço é

ATIVIDADES DA SEMANA 4

Para a realização das atividades em grupo da semana 4, criamos um blog colaborativo, cujo endereço é
http://atividadesdasemana4proa17.blogspot.com/ Esperamos que, juntas possamos enriquecer nosso aprendizado.

sábado, 12 de maio de 2007

quinta-feira, 10 de maio de 2007

TAREFAS CONCLUÍDAS

Já realizei todas as tarefas desta semana. Proa 17/8, 9, 10, 11 e a opcional. Sendo assim, estou relatando minhas dificuldades, dúvidas, conquistas e curiosidades.
As atividades desta semana foram muito legais e fáceis. Porém, é importante ressaltar que são atividades que precisam se treinadas, pois se a gente ficar muito tempo sem trabalhar no blog, esquecemos. É preciso anotar todas essas orientações, para, futuramente termos onde recorrer; por isso eu imprimi todas elas. Fiz todas as mudanças sugeridas no meu blog de testes e já mudei também o blog da disciplina.
Já consegui inserir vários recursos. Adorei brincar de blog. O importante é conhecer a linguagem HTML, para podermos postar no modelo e não como post. Ainda quero fazer um curso sobre isso. Gostaria de saber criar templates e outros recursos que usamos nos blogs. Assim, podemos fazer a nossa cara.
Na verdade, eu já havia fuxicado em todos esses ambientes que trabalhamos nesta semana, algumas coisas eu tinha descoberto sozinha, outras só entendi agora, com as orientações.
Revisei as atividades realizadas nas semanas 1 e 2. Não tenho dúvidas, no momento. As dúvidas começam a surgir quando vamos blogar e queremos usar determinados recursos que nunca usamos. Eu já havia feito um curso de blog no NTE e algumas coisas eu já conhecia. No momento, estou fazendo outro curso no NTE, que inclui novamente blog, hot potatoes, hagá quê, pod cast, que também já fiz com o Prof. Ezequiel Menta. E assim, aos poucos, vamos conhecendo um pouco mais deste mar de recursos que se chama informática. Também já fiz uma oficina de Web quest, em um Seminário de Tecnologias em Ijuí e um curso de página na internet. Adorei as tarefas desta semana.

segunda-feira, 7 de maio de 2007

ATIVIDADES da SEMANA 3 - Atividade proa17/8

Já criei o blog para testes. O endereço é http://neuzatestesproa17.blogspot.com/ . Agora é só realizar as tarefas propostas. Realizei a tarefa opcional de capturar a imagem do meu blog de testes e colocar aqui. Espero que seja assim:







sexta-feira, 4 de maio de 2007

ATIVIDADE 4 da SEMANA 2

Estive navegando nas configurações do Blog e não encontrei muitas dificuldades nesta parte. O tutorial está bem explicado, de fácil compreensão e eu já havia entrado anteriormente para ver do que se tratava. Gosto de “fuxicar” para saber como funciona. Modifiquei algumas coisas e acrescentei um comentário no meu perfil. Gostaria de saber por que tem fotos que não disponibilizam a URL para copiar e colar no endereço solicitado? Eu gostaria de modificar a foto do meu blog, mas as que tenho no meu computador não tem URL. Já o modelo tenho curiosidade em aprender mais, especialmente editar HTML, pois tem coisas que a gente quer postar no modelo e não como post, para que fique sempre visível. Como vamos saber qual a linguagem HTML que devemos usar para postar, por exemplo, uma imagem? Quando fui publicar o link do Webnote, precisei de orientações, pois não sabia qual o código que deveria ser usado. Sendo assim, vamos aguardar as próximas atividades, devemos chegar lá.

CONQUISTAS...DESCOBERTAS...

Para compartilhar a lista das minhas leituras o endereço é: http://www.bloglines.com.public/neuza
Vejam ao lado que já criei meu webnote e consegui colocar o link aqui no blog para colegas, professores e demais visitantes deixar um recadinho.
Bom fim de semana a todos...

quinta-feira, 3 de maio de 2007

TESTANDO IMAGENS COM LINKS


Estou testando inserir imagens com link e gostaria de compartilhar este endereço. Muito interessante.

quarta-feira, 2 de maio de 2007

ATIVIDADE 1 - SEMANA 2

LEITURA DO ARTIGO “DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS E APRENDIZAGEM ON-LINE”
Anotar dúvidas, questões, impressões acerca da leitura realizada e postar no blog.
Realmente, a sugestão de desenvolver esta tarefa no decorrer da semana foi muito bem pensada, pois ao começar a trabalhar no bloglines, agregando blogs, foi que comecei a entender um pouco mais desta linguagem de “feeds”, “rss”, “atom”, “xml”,.... e onde começaram a surgir as dúvidas sobre o assunto.
Inicialmente, vou fazer algumas perguntas, que são dúvidas que foram surgindo:
1. Como faço para agregar blogs, notícias de jornais, artigos, textos sobre um determinado assunto que me interessa, sem ter os endereços para agregar e assinar?
2. O que são sítios que tanto fala neste artigo?
3. Qualquer blog, revista, jornal ou artigo on-line pode ser agregado na tecnologia RSS?
4. Como se faz para compartilhar minhas leituras por meio de um endereço RSS?
5. Como faço para acessar minha conta do bloglines? Onde eu devo entrar para ver conteúdos agregados?
6. Estive pensando: lendo o exemplo do Projeto Blogoteca, como poderíamos criar um ambiente colaborativo que agregasse todos os nossos Projetos de Aprendizagem que realizamos em grupos, no curso e os que realizamos nas escolas, de modo que sirva para pesquisa e visitação?
7. Se eu acessar meu blog, esta lista de feeds que agreguei aparecerão lá? Ou só aparecem no bloglines?
8. Como os títulos das postagens aparecem em forma de link no bloglines, se na postagem original não tem link? Isso faz parte da tecnologia RSS?
Voltei aqui para continuar esta tarefa.
9. O que é sindicação?
10. O que é rssficados?
11. Quem pode criar um ambiente colaborativo onde podemos agregar, por exemplos, PAs ou outros projetos desenvolvidos na escola? Qualquer pessoa? Eu, por exemplo? Quem irá alimentar esse ambiente, agregando os projetos? Mas aí não é colaborativo, se só eu trabalho nele? Apenas irá reunir todos os projetos, por exemplo....
12. O Bloglines, no uso da tecnologia RSS, agrega qualquer endereço eletrônico? Até Wiki?
Bom, algumas das dúvidas acima, a gente até pensa o que é ou que pode ser, mas nada como alguém bem informado no assunto para nos esclarecer. Estas são algumas das dúvidas que foram surgindo no decorrer da leitura do artigo.
O desenvolvimento e a disseminação de tecnologias de agregação e distribuição de conteúdo são feitos a partir da tecnologia RSS ou Atom O arquivo onde fica armazenado o resumo ou a notícia toda é chamado de feed. O RSS e Atom são recursos desenvolvidos em linguagem XML e não em HTML, para que eles possam ser explorados sobre diversas formas.






ATIVIDADE 2 - SEMANA 2



O nome de usuário criado é neuza.

segunda-feira, 30 de abril de 2007

REFLEXÃO - PARTE II


Flog é o diminutivo de Fotolog. É um website onde você pode facilmente pôr suas fotografias digitais na Internet, num formato de “diário”. Se seus amigos tiverem o próprio Flog, você pode ver as mais recentes fotografias de todos eles e pode navegar rapidamente de um lado para outro. E, você pode comentar a foto em um livro de visitas e seu amigo responder seu recado.
Fotologs são blogs de fotos, ou seja, sites que permitem que você coloque fotos na Internet com facilidade e rapidez.
Os Blogs são geralmente sites com muitas palavras e com poucas imagens. Flogs tendem a ter muitas imagens com poucas palavras.
Fotolog não é um álbum de fotografia on-line para você armazenar todas as suas fotografias digitais. Nem serve para fazer cópias em papel fotográfico. Assim, se você tiver 36 fotografias de sua festa de aniversário que você quer compartilhar com o mundo, nós recomendamos outros sites: Fotki, Ofoto, ou ShutterFly para isso. Flog é mais um lugar onde você colocaria umas fotografias legais de sua viagem num dia e uma foto de sua namorada no outro. Em cada foto um pequeno comentário sobre a imagem. Ou cada semana você colocaria uma foto de seu irmão ou irmã, assim seus parentes distantes poderiam ver como ele/ela está crescendo. Imagens pornográficas e de sexo explicito não podem ser postadas. Os Flogs serão imediatamente apagados e seus donos notificados da infração.
Tipos de Fotologs:
- A maioria dos flogs é individual, seja de fotógrafos que tiram fotos de seu trabalho ou de pessoas que gostam de mostrar fotos de si mesmas.- Já os fotologs coletivos, por definição, estão abertos a todos. E são os mais interessantes. - Há flogs de adesivos de pára-choque e de placas de modo geral, de água e de nuvens, de cães e bebês, de pés e de mãos.
O flog conta com algumas ferramentas para classificar informações técnicas a seu respeito, todas elas sendo disponibilizadas na internet por servidores exclusivos e/ou usuários comuns.
Os sistemas de criação e edição de flogs são muito atrativos pelas facilidades que eles têm, pois não é preciso ter conhecimento de HTML, o que atrai pessoas a criá-los, ao invés de seus sites pessoais.
Num flog, o principal objetivo é compartilhar imagens de maneira interativa, já que as pessoas que visitam o site geralmente podem fazer comentários, sugestões ou críticas.
Para alguns, os flogs consistem apenas de uma maneira de mostrar fotos aos amigos e família, enquanto outras pessoas o tratam com um caráter mais profissional, com produções técnicas mais elaboradas. O tom varia de acordo com o autor, exatamente como um blog.
Particularmente, acho que criar blogs e flogs não é difícil; o importante é sabermos usar adequadamente como ferramenta educacional no processo ensino-aprendizagem. Claro que tem recursos que eu ainda não sei utilizar, mas espero aprender no decorrer deste seminário. Eu já fiz um curso de blog aqui no NTE e gostei muito. Agora preciso aprender a criar o flog.


REFLEXÃO - PARTE I

Nesta reflexão vou procurar registrar meus achados, conquistas, dúvidas, dificuldades e conhecimentos acerca das leituras e estudos que fiz sobre blogs e flogs. Vou postar em duas partes, pois ficou extenso.
Weblog, atualmente conhecido simplesmente como Blog, tornou-se febre na Internet. Ferramenta utilizada para a publicação de diversos tipos de textos, os blogs surgiram como “diários de bordo” da rede, onde os internautas poderiam publicar suas idéias com liberdade e simplicidade.
Os blogs são páginas simples, que levam vantagem sobre as home pages pela facilidade de criação e publicação, já que atualmente não é necessário nenhum conhecimento em programação para criá-los e atualizá-los. Além disso, publicam idéias em tempo real e possibilitam a interação com qualquer pessoa do mundo que esteja conectada. Sua principal característica são os textos curtos que podem ser lidos e comentados, abrangendo uma infinidade de assuntos: diários, piadas, notícias, poesias, músicas, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir.
Na educação, os Blogs são uma excelente ferramenta para publicação de idéias. A intimidade que os jovens alunos tem com o computador aliada ao potencial pedagógico dos blogs são um caminho para a construção da linguagem, a reflexão sobre a leitura e a escrita, a interação entre os sujeitos que o compõe e o objeto de estudo. São um excelente espaço para o desenvolvimento da autonomia.
A cooperação é um elemento essencial no processo de criação e manutenção dos Blogs, pois pressupõe a coordenação das operações de dois ou mais sujeitos. Há discussão, troca de pontos de vista, controle mútuo dos argumentos entre o sujeito que está construindo a ferramenta e aqueles que irão interagir com ela. É o tipo de relação interindividual que promove o desenvolvimento. Esta troca constante entre os sujeitos contribui significativamente para a consolidação de idéias e a construção de conhecimentos.
Eles têm um grande poder de comunicação, oferecendo espaços onde os alunos são escritores, leitores e pensadores. Ampliam a possibilidade de um diálogo mais autêntico e profundo com outras formas de saber na medida que há a interação de diversos sujeitos sobre o mesmo objeto. Também servem como um registro dos conhecimentos adquiridos durante o processo de aprendizagem, podendo ser transformado em um webfólio.
Neste contexto, os professores devem abrir espaços de autoria de pensamento, onde o aluno se aproprie do prazer da autoria, isto é, invente de novo algo que já foi inventado. A função principal do professor é propiciar ferramentas e espaços adequados onde seja possível a construção do conhecimento.
Engana-se quem imagina que os blogs são ferramentas dedicadas somente aos alunos. Elas servem como um excelente recurso para os professores publicarem suas idéias, suas aulas, textos preferidos ou relacionados aos conteúdos trabalhados. Eles podem se tornar espaço de discussão entre grupos afins, criando redes para a troca de experiências e debates.
Para que o professor possa oportunizar a aprendizagem criando um espaço favorável onde seja permitido interagir e interferir na realidade, buscando novos horizontes e novas possibilidades através de uma ação concreta sobre o conhecimento a ser adquirido, não pode esquecer que ele também faz parte deste processo quando aceita o novo através da reflexão crítica da sua prática, e faz uso dos seus conhecimentos no dia-a-dia educacional.
Os blogs são um espaço privilegiado para a organização de aulas, oficinas, pesquisas, onde pode-se sistematizar um assunto organizando-o de acordo com as necessidades especificas de um grupo (de alunos ou professores). A sua aplicação no cotidiano escolar pode se dar na forma de Blogs pessoais onde os alunos escrevem livremente sobre si e seus gostos, aprendendo a dominar a ferramenta. Podem ser Blogs voltados para os conteúdos abordados através da publicações de notícias, reportagens, pesquisas, histórias, debates ou através de criações de textos, poesias, contos, crônicas.
Analisando crítica e reflexivamente a utilização de blogs na educação, podemos perceber o quanto eles são capazes de enriquecer uma aula / projeto através da publicação e interação de idéias na Internet. Basta adequá-los aos objetivos de ensino, oportunizando que o conhecimento seja construído através da interação dos recursos informáticos e das capacidades individuais, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.
Blogs ampliam o espaço educacional de professores e alunos com possibilidade de partilhar informações de forma criativa e prazerosa.
O exercício de “blogar” - postar mensagens nessa espécie de diário pessoal cibernético - permite ao professor refletir sobre sua atividade, trocar idéias com os colegas, oferecer referências interessantes aos alunos, ampliar os encontros presenciais e tornar suas iniciativas mais visíveis e prazerosas.
No cotidiano escolar, os blogs - gratuitos e fáceis de usar - ganham variadas funções, como relatar trabalhos realizados em equipe, organizar conteúdos, reunir anotações de aula, discutir e elaborar projetos. Por meio dos comentários, abre-se o diálogo entre educadores e educandos, que se revezam no papel de escritores, leitores e pensadores.
Os professores que se aventuram pela blogosfera sentem-se mais motivados e têm sua auto-estima elevada, pois se percebem capazes de criar algo novo. Quando recebem mensagens de seus alunos, de outras escolas ou até mesmo de outros Estados, compreendem a verdadeira dimensão do seu trabalho. E dão aos estudantes a oportunidade de descobrir jeitos variados e produtivos de relacionar-se com o conhecimento, desenvolvendo um raciocínio mais complexo.

sábado, 28 de abril de 2007

BLOGS


Os blogs ampliam o espaço educacional de professores e alunos com possibilidade de trilhar informações de forma criativa e prazerosa. São ambientes que servem para construção cooperativa do conhecimanto.
Ontem passei a tarde fazendo visitas. Visitei todos os blogs sugeridos. São blogs muito interessantes, com conteúdos educativos que servem como fonte de pesquisa, discussão, informação e também entretenimento.
Deixei um comentário em cada um, porém, em alguns deles, coloquei o recado no Webnot e, em outros, escolhi uma postagem e fiz nos comentários daquele post. Era tanta coisa para ser lida, olhada e analisada...
Os blogs visitados proporcionam os mais variados recursos, como a possibilidade de ver as postagens mais antigas, pois ficam arquivadas, permanecendo um link de acesso, apresentam data e horário das postagens; de fazer comentários, pois possuem acesso ao público, possibilitando debates e trocas de idéias; os textos postados são ricos em links, ampliando as informações sobre o tema abordado, explorando as profundezas deste oceano chamado blogosfera...
Embora o template dos blogs seja escolhido pela pessoa que cria o blog, os blogs visitados estão bem criativos, pois os serviços disponibilizam uma série de ferramentas que podem ser utilizada pelo blogueiro. Eu, particularmente, gosto muito de enfeitar os blogs: colocar mouse personalizado, relógio, letreiro digital, slides com fotos pessoais, música, etc... Sei que isso não tem objetivo educacional, mas fica bonito, com a nossa cara e quem não gosta de visitar um blog bem colorido, atraente e animado?
Encontramos os mais variados assuntos nos blogs visitados: ideal para professores, educacional, blogs de projetos realizado com alunos, dedicado às crianças, de relato de experiências, de incentivo à escrita e à leitura, de tecnologias, colaborativo, de disciplinas, enfim, pude perceber que o blog tem finalidade múltipla dentro do processo ensino-aprendizagem, pois eu posso usar para postar um aula para meus alunos, desenvolver um projeto, ou para registrar simples acontecimentos e reflexões das minhas aulas servindo apenas como um diário de bordo. Posso criar um blog com meus alunos para eles registrar suas aprendizagens, dúvidas, conquistas, dificuldades, pois são páginas fáceis de serem criadas, editadas, publicadas e alimentadas, por que um blog sem postagem perde a vida e acaba morrendo.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

APRESENTAÇÃO PESSOAL



Olá professoras Iris e Suzana e colegas deste seminário. Sou Neuza Ávila, da turma 2, de São Luiz Gonzaga. Estou muito satisfeita por conseguir fazer este seminário, pois quero aprender a usar mais estes recursos nas minhas aulas, para tornar o ensino-aprendizagem mais prazeroso. Já fiz curso no NTE sobre Blogs, mas Flogs não tenho conhecimento. Já estou lendo os textos para realizar as tarefas solicitadas. Um abraço