sábado, 28 de abril de 2007

BLOGS


Os blogs ampliam o espaço educacional de professores e alunos com possibilidade de trilhar informações de forma criativa e prazerosa. São ambientes que servem para construção cooperativa do conhecimanto.
Ontem passei a tarde fazendo visitas. Visitei todos os blogs sugeridos. São blogs muito interessantes, com conteúdos educativos que servem como fonte de pesquisa, discussão, informação e também entretenimento.
Deixei um comentário em cada um, porém, em alguns deles, coloquei o recado no Webnot e, em outros, escolhi uma postagem e fiz nos comentários daquele post. Era tanta coisa para ser lida, olhada e analisada...
Os blogs visitados proporcionam os mais variados recursos, como a possibilidade de ver as postagens mais antigas, pois ficam arquivadas, permanecendo um link de acesso, apresentam data e horário das postagens; de fazer comentários, pois possuem acesso ao público, possibilitando debates e trocas de idéias; os textos postados são ricos em links, ampliando as informações sobre o tema abordado, explorando as profundezas deste oceano chamado blogosfera...
Embora o template dos blogs seja escolhido pela pessoa que cria o blog, os blogs visitados estão bem criativos, pois os serviços disponibilizam uma série de ferramentas que podem ser utilizada pelo blogueiro. Eu, particularmente, gosto muito de enfeitar os blogs: colocar mouse personalizado, relógio, letreiro digital, slides com fotos pessoais, música, etc... Sei que isso não tem objetivo educacional, mas fica bonito, com a nossa cara e quem não gosta de visitar um blog bem colorido, atraente e animado?
Encontramos os mais variados assuntos nos blogs visitados: ideal para professores, educacional, blogs de projetos realizado com alunos, dedicado às crianças, de relato de experiências, de incentivo à escrita e à leitura, de tecnologias, colaborativo, de disciplinas, enfim, pude perceber que o blog tem finalidade múltipla dentro do processo ensino-aprendizagem, pois eu posso usar para postar um aula para meus alunos, desenvolver um projeto, ou para registrar simples acontecimentos e reflexões das minhas aulas servindo apenas como um diário de bordo. Posso criar um blog com meus alunos para eles registrar suas aprendizagens, dúvidas, conquistas, dificuldades, pois são páginas fáceis de serem criadas, editadas, publicadas e alimentadas, por que um blog sem postagem perde a vida e acaba morrendo.

3 comentários:

Fátima Franco disse...

Oi, Neuza: muito boa sua reflexão sobre o uso dos blogs.
Agradeço sua visita e seu comentário.Volte sempre.
Abraços

Suzana Gutierrez disse...

Eu também gostei muito Neuza :) Abordastes a totalidade dos tópicos. Foi uma obsaervação muito bem feita.
abraço!

Anônimo disse...

Por que nao:)