segunda-feira, 30 de abril de 2007

REFLEXÃO - PARTE I

Nesta reflexão vou procurar registrar meus achados, conquistas, dúvidas, dificuldades e conhecimentos acerca das leituras e estudos que fiz sobre blogs e flogs. Vou postar em duas partes, pois ficou extenso.
Weblog, atualmente conhecido simplesmente como Blog, tornou-se febre na Internet. Ferramenta utilizada para a publicação de diversos tipos de textos, os blogs surgiram como “diários de bordo” da rede, onde os internautas poderiam publicar suas idéias com liberdade e simplicidade.
Os blogs são páginas simples, que levam vantagem sobre as home pages pela facilidade de criação e publicação, já que atualmente não é necessário nenhum conhecimento em programação para criá-los e atualizá-los. Além disso, publicam idéias em tempo real e possibilitam a interação com qualquer pessoa do mundo que esteja conectada. Sua principal característica são os textos curtos que podem ser lidos e comentados, abrangendo uma infinidade de assuntos: diários, piadas, notícias, poesias, músicas, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir.
Na educação, os Blogs são uma excelente ferramenta para publicação de idéias. A intimidade que os jovens alunos tem com o computador aliada ao potencial pedagógico dos blogs são um caminho para a construção da linguagem, a reflexão sobre a leitura e a escrita, a interação entre os sujeitos que o compõe e o objeto de estudo. São um excelente espaço para o desenvolvimento da autonomia.
A cooperação é um elemento essencial no processo de criação e manutenção dos Blogs, pois pressupõe a coordenação das operações de dois ou mais sujeitos. Há discussão, troca de pontos de vista, controle mútuo dos argumentos entre o sujeito que está construindo a ferramenta e aqueles que irão interagir com ela. É o tipo de relação interindividual que promove o desenvolvimento. Esta troca constante entre os sujeitos contribui significativamente para a consolidação de idéias e a construção de conhecimentos.
Eles têm um grande poder de comunicação, oferecendo espaços onde os alunos são escritores, leitores e pensadores. Ampliam a possibilidade de um diálogo mais autêntico e profundo com outras formas de saber na medida que há a interação de diversos sujeitos sobre o mesmo objeto. Também servem como um registro dos conhecimentos adquiridos durante o processo de aprendizagem, podendo ser transformado em um webfólio.
Neste contexto, os professores devem abrir espaços de autoria de pensamento, onde o aluno se aproprie do prazer da autoria, isto é, invente de novo algo que já foi inventado. A função principal do professor é propiciar ferramentas e espaços adequados onde seja possível a construção do conhecimento.
Engana-se quem imagina que os blogs são ferramentas dedicadas somente aos alunos. Elas servem como um excelente recurso para os professores publicarem suas idéias, suas aulas, textos preferidos ou relacionados aos conteúdos trabalhados. Eles podem se tornar espaço de discussão entre grupos afins, criando redes para a troca de experiências e debates.
Para que o professor possa oportunizar a aprendizagem criando um espaço favorável onde seja permitido interagir e interferir na realidade, buscando novos horizontes e novas possibilidades através de uma ação concreta sobre o conhecimento a ser adquirido, não pode esquecer que ele também faz parte deste processo quando aceita o novo através da reflexão crítica da sua prática, e faz uso dos seus conhecimentos no dia-a-dia educacional.
Os blogs são um espaço privilegiado para a organização de aulas, oficinas, pesquisas, onde pode-se sistematizar um assunto organizando-o de acordo com as necessidades especificas de um grupo (de alunos ou professores). A sua aplicação no cotidiano escolar pode se dar na forma de Blogs pessoais onde os alunos escrevem livremente sobre si e seus gostos, aprendendo a dominar a ferramenta. Podem ser Blogs voltados para os conteúdos abordados através da publicações de notícias, reportagens, pesquisas, histórias, debates ou através de criações de textos, poesias, contos, crônicas.
Analisando crítica e reflexivamente a utilização de blogs na educação, podemos perceber o quanto eles são capazes de enriquecer uma aula / projeto através da publicação e interação de idéias na Internet. Basta adequá-los aos objetivos de ensino, oportunizando que o conhecimento seja construído através da interação dos recursos informáticos e das capacidades individuais, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.
Blogs ampliam o espaço educacional de professores e alunos com possibilidade de partilhar informações de forma criativa e prazerosa.
O exercício de “blogar” - postar mensagens nessa espécie de diário pessoal cibernético - permite ao professor refletir sobre sua atividade, trocar idéias com os colegas, oferecer referências interessantes aos alunos, ampliar os encontros presenciais e tornar suas iniciativas mais visíveis e prazerosas.
No cotidiano escolar, os blogs - gratuitos e fáceis de usar - ganham variadas funções, como relatar trabalhos realizados em equipe, organizar conteúdos, reunir anotações de aula, discutir e elaborar projetos. Por meio dos comentários, abre-se o diálogo entre educadores e educandos, que se revezam no papel de escritores, leitores e pensadores.
Os professores que se aventuram pela blogosfera sentem-se mais motivados e têm sua auto-estima elevada, pois se percebem capazes de criar algo novo. Quando recebem mensagens de seus alunos, de outras escolas ou até mesmo de outros Estados, compreendem a verdadeira dimensão do seu trabalho. E dão aos estudantes a oportunidade de descobrir jeitos variados e produtivos de relacionar-se com o conhecimento, desenvolvendo um raciocínio mais complexo.

2 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Neuza

Gosto de ver como tu aprofundas a reflexão sobre cada uma das atividades/textos. Isso é ótimo para ti e muito bom também para os colegas que te lerem :)
Certamente vais tirar todo o proveito possível deste nosso curso :)
abraço!

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e