segunda-feira, 30 de abril de 2007

REFLEXÃO - PARTE II


Flog é o diminutivo de Fotolog. É um website onde você pode facilmente pôr suas fotografias digitais na Internet, num formato de “diário”. Se seus amigos tiverem o próprio Flog, você pode ver as mais recentes fotografias de todos eles e pode navegar rapidamente de um lado para outro. E, você pode comentar a foto em um livro de visitas e seu amigo responder seu recado.
Fotologs são blogs de fotos, ou seja, sites que permitem que você coloque fotos na Internet com facilidade e rapidez.
Os Blogs são geralmente sites com muitas palavras e com poucas imagens. Flogs tendem a ter muitas imagens com poucas palavras.
Fotolog não é um álbum de fotografia on-line para você armazenar todas as suas fotografias digitais. Nem serve para fazer cópias em papel fotográfico. Assim, se você tiver 36 fotografias de sua festa de aniversário que você quer compartilhar com o mundo, nós recomendamos outros sites: Fotki, Ofoto, ou ShutterFly para isso. Flog é mais um lugar onde você colocaria umas fotografias legais de sua viagem num dia e uma foto de sua namorada no outro. Em cada foto um pequeno comentário sobre a imagem. Ou cada semana você colocaria uma foto de seu irmão ou irmã, assim seus parentes distantes poderiam ver como ele/ela está crescendo. Imagens pornográficas e de sexo explicito não podem ser postadas. Os Flogs serão imediatamente apagados e seus donos notificados da infração.
Tipos de Fotologs:
- A maioria dos flogs é individual, seja de fotógrafos que tiram fotos de seu trabalho ou de pessoas que gostam de mostrar fotos de si mesmas.- Já os fotologs coletivos, por definição, estão abertos a todos. E são os mais interessantes. - Há flogs de adesivos de pára-choque e de placas de modo geral, de água e de nuvens, de cães e bebês, de pés e de mãos.
O flog conta com algumas ferramentas para classificar informações técnicas a seu respeito, todas elas sendo disponibilizadas na internet por servidores exclusivos e/ou usuários comuns.
Os sistemas de criação e edição de flogs são muito atrativos pelas facilidades que eles têm, pois não é preciso ter conhecimento de HTML, o que atrai pessoas a criá-los, ao invés de seus sites pessoais.
Num flog, o principal objetivo é compartilhar imagens de maneira interativa, já que as pessoas que visitam o site geralmente podem fazer comentários, sugestões ou críticas.
Para alguns, os flogs consistem apenas de uma maneira de mostrar fotos aos amigos e família, enquanto outras pessoas o tratam com um caráter mais profissional, com produções técnicas mais elaboradas. O tom varia de acordo com o autor, exatamente como um blog.
Particularmente, acho que criar blogs e flogs não é difícil; o importante é sabermos usar adequadamente como ferramenta educacional no processo ensino-aprendizagem. Claro que tem recursos que eu ainda não sei utilizar, mas espero aprender no decorrer deste seminário. Eu já fiz um curso de blog aqui no NTE e gostei muito. Agora preciso aprender a criar o flog.


REFLEXÃO - PARTE I

Nesta reflexão vou procurar registrar meus achados, conquistas, dúvidas, dificuldades e conhecimentos acerca das leituras e estudos que fiz sobre blogs e flogs. Vou postar em duas partes, pois ficou extenso.
Weblog, atualmente conhecido simplesmente como Blog, tornou-se febre na Internet. Ferramenta utilizada para a publicação de diversos tipos de textos, os blogs surgiram como “diários de bordo” da rede, onde os internautas poderiam publicar suas idéias com liberdade e simplicidade.
Os blogs são páginas simples, que levam vantagem sobre as home pages pela facilidade de criação e publicação, já que atualmente não é necessário nenhum conhecimento em programação para criá-los e atualizá-los. Além disso, publicam idéias em tempo real e possibilitam a interação com qualquer pessoa do mundo que esteja conectada. Sua principal característica são os textos curtos que podem ser lidos e comentados, abrangendo uma infinidade de assuntos: diários, piadas, notícias, poesias, músicas, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir.
Na educação, os Blogs são uma excelente ferramenta para publicação de idéias. A intimidade que os jovens alunos tem com o computador aliada ao potencial pedagógico dos blogs são um caminho para a construção da linguagem, a reflexão sobre a leitura e a escrita, a interação entre os sujeitos que o compõe e o objeto de estudo. São um excelente espaço para o desenvolvimento da autonomia.
A cooperação é um elemento essencial no processo de criação e manutenção dos Blogs, pois pressupõe a coordenação das operações de dois ou mais sujeitos. Há discussão, troca de pontos de vista, controle mútuo dos argumentos entre o sujeito que está construindo a ferramenta e aqueles que irão interagir com ela. É o tipo de relação interindividual que promove o desenvolvimento. Esta troca constante entre os sujeitos contribui significativamente para a consolidação de idéias e a construção de conhecimentos.
Eles têm um grande poder de comunicação, oferecendo espaços onde os alunos são escritores, leitores e pensadores. Ampliam a possibilidade de um diálogo mais autêntico e profundo com outras formas de saber na medida que há a interação de diversos sujeitos sobre o mesmo objeto. Também servem como um registro dos conhecimentos adquiridos durante o processo de aprendizagem, podendo ser transformado em um webfólio.
Neste contexto, os professores devem abrir espaços de autoria de pensamento, onde o aluno se aproprie do prazer da autoria, isto é, invente de novo algo que já foi inventado. A função principal do professor é propiciar ferramentas e espaços adequados onde seja possível a construção do conhecimento.
Engana-se quem imagina que os blogs são ferramentas dedicadas somente aos alunos. Elas servem como um excelente recurso para os professores publicarem suas idéias, suas aulas, textos preferidos ou relacionados aos conteúdos trabalhados. Eles podem se tornar espaço de discussão entre grupos afins, criando redes para a troca de experiências e debates.
Para que o professor possa oportunizar a aprendizagem criando um espaço favorável onde seja permitido interagir e interferir na realidade, buscando novos horizontes e novas possibilidades através de uma ação concreta sobre o conhecimento a ser adquirido, não pode esquecer que ele também faz parte deste processo quando aceita o novo através da reflexão crítica da sua prática, e faz uso dos seus conhecimentos no dia-a-dia educacional.
Os blogs são um espaço privilegiado para a organização de aulas, oficinas, pesquisas, onde pode-se sistematizar um assunto organizando-o de acordo com as necessidades especificas de um grupo (de alunos ou professores). A sua aplicação no cotidiano escolar pode se dar na forma de Blogs pessoais onde os alunos escrevem livremente sobre si e seus gostos, aprendendo a dominar a ferramenta. Podem ser Blogs voltados para os conteúdos abordados através da publicações de notícias, reportagens, pesquisas, histórias, debates ou através de criações de textos, poesias, contos, crônicas.
Analisando crítica e reflexivamente a utilização de blogs na educação, podemos perceber o quanto eles são capazes de enriquecer uma aula / projeto através da publicação e interação de idéias na Internet. Basta adequá-los aos objetivos de ensino, oportunizando que o conhecimento seja construído através da interação dos recursos informáticos e das capacidades individuais, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.
Blogs ampliam o espaço educacional de professores e alunos com possibilidade de partilhar informações de forma criativa e prazerosa.
O exercício de “blogar” - postar mensagens nessa espécie de diário pessoal cibernético - permite ao professor refletir sobre sua atividade, trocar idéias com os colegas, oferecer referências interessantes aos alunos, ampliar os encontros presenciais e tornar suas iniciativas mais visíveis e prazerosas.
No cotidiano escolar, os blogs - gratuitos e fáceis de usar - ganham variadas funções, como relatar trabalhos realizados em equipe, organizar conteúdos, reunir anotações de aula, discutir e elaborar projetos. Por meio dos comentários, abre-se o diálogo entre educadores e educandos, que se revezam no papel de escritores, leitores e pensadores.
Os professores que se aventuram pela blogosfera sentem-se mais motivados e têm sua auto-estima elevada, pois se percebem capazes de criar algo novo. Quando recebem mensagens de seus alunos, de outras escolas ou até mesmo de outros Estados, compreendem a verdadeira dimensão do seu trabalho. E dão aos estudantes a oportunidade de descobrir jeitos variados e produtivos de relacionar-se com o conhecimento, desenvolvendo um raciocínio mais complexo.

sábado, 28 de abril de 2007

BLOGS


Os blogs ampliam o espaço educacional de professores e alunos com possibilidade de trilhar informações de forma criativa e prazerosa. São ambientes que servem para construção cooperativa do conhecimanto.
Ontem passei a tarde fazendo visitas. Visitei todos os blogs sugeridos. São blogs muito interessantes, com conteúdos educativos que servem como fonte de pesquisa, discussão, informação e também entretenimento.
Deixei um comentário em cada um, porém, em alguns deles, coloquei o recado no Webnot e, em outros, escolhi uma postagem e fiz nos comentários daquele post. Era tanta coisa para ser lida, olhada e analisada...
Os blogs visitados proporcionam os mais variados recursos, como a possibilidade de ver as postagens mais antigas, pois ficam arquivadas, permanecendo um link de acesso, apresentam data e horário das postagens; de fazer comentários, pois possuem acesso ao público, possibilitando debates e trocas de idéias; os textos postados são ricos em links, ampliando as informações sobre o tema abordado, explorando as profundezas deste oceano chamado blogosfera...
Embora o template dos blogs seja escolhido pela pessoa que cria o blog, os blogs visitados estão bem criativos, pois os serviços disponibilizam uma série de ferramentas que podem ser utilizada pelo blogueiro. Eu, particularmente, gosto muito de enfeitar os blogs: colocar mouse personalizado, relógio, letreiro digital, slides com fotos pessoais, música, etc... Sei que isso não tem objetivo educacional, mas fica bonito, com a nossa cara e quem não gosta de visitar um blog bem colorido, atraente e animado?
Encontramos os mais variados assuntos nos blogs visitados: ideal para professores, educacional, blogs de projetos realizado com alunos, dedicado às crianças, de relato de experiências, de incentivo à escrita e à leitura, de tecnologias, colaborativo, de disciplinas, enfim, pude perceber que o blog tem finalidade múltipla dentro do processo ensino-aprendizagem, pois eu posso usar para postar um aula para meus alunos, desenvolver um projeto, ou para registrar simples acontecimentos e reflexões das minhas aulas servindo apenas como um diário de bordo. Posso criar um blog com meus alunos para eles registrar suas aprendizagens, dúvidas, conquistas, dificuldades, pois são páginas fáceis de serem criadas, editadas, publicadas e alimentadas, por que um blog sem postagem perde a vida e acaba morrendo.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

APRESENTAÇÃO PESSOAL



Olá professoras Iris e Suzana e colegas deste seminário. Sou Neuza Ávila, da turma 2, de São Luiz Gonzaga. Estou muito satisfeita por conseguir fazer este seminário, pois quero aprender a usar mais estes recursos nas minhas aulas, para tornar o ensino-aprendizagem mais prazeroso. Já fiz curso no NTE sobre Blogs, mas Flogs não tenho conhecimento. Já estou lendo os textos para realizar as tarefas solicitadas. Um abraço