sábado, 2 de junho de 2007

ATIVIDADE PROA 17/24

AUTO-AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA

Não tenho nem palavras para dizer o quanto eu adorei fazer esta disciplina. Foram tantos assuntos abordados e discutidos que, com certeza, servirão muito para nossa prática pedagógica nas escolas. Eu já conhecia um pouco sobre blogs e dos diferentes recursos que ele oferece. O Flog ainda não tinha trabalhado, mas com certeza, podemos perceber que ele também é um ótimo recurso pedagógico para nossas aulas. Por si só, estes recursos de nada servem, se o professor não souber gerenciar as atividades e nesta disciplina podemos aprender como utiliza-los com nossos alunos. É uma pena que o tempo é pouco, deveríamos ter trabalhado esta disciplina ao longo do curso, para poder aprofundar mais as diferentes ferramentas/aplicativos/ambientes que tivemos a oportunidade de conhecer.
E as professoras? Sempre muito atenciosas, respondendo todos os questionamentos, orientando o tempo todo, dando dicas, desafiando, instigando, provocando novas buscas afim de ajudar na construção do conhecimento. Adorei tudo. Íris e Su: vocês são fantásticas.
No decorrer desta caminhada, teve dias que pensei não dar conta das tarefas, pois eram muitas; cada semana eram várias tarefas; mas na medida em que íamos interagindo com colegas e professores, as tarefas iam se realizando e a expectativa de conseguir realizar a tarefa solicitada era tanta que tudo foi feito sem grandes atropelos. Volto dizer que tem tarefas que poderiam ter sido mais aprofundadas, mas em função do prazo, foi feito rapidamente.
Não tive grandes dificuldades no decorrer da disciplina; as dúvidas que iam surgindo foram sendo solucionadas rapidamente.
Todos os que estamos envolvidos em educação precisamos conversar, planejar e executar ações pedagógicas inovadoras, com a devida cautela, aos poucos, mas firmes e sinalizando mudanças. Sempre haverá professores que não querem mudar, mas uma grande parte deles está esperando novos caminhos, o que vale a pena fazer. Se não os experimentamos, como vamos a aprender?
Não basta tentar remendos com as atuais tecnologias. Temos quer fazer muitas coisas diferentemente. É hora de mudar de verdade e vale a pena fazê-lo logo, chamando os que estão dispostos, incentivando-os de todas as formas – entre elas a financeira – dando tempo para que as experiências se consolidem e avaliando com equilíbrio o que está dando certo. Precisamos trocar experiências, propostas, resultados. Eu acredito que foi isso que aconteceu nesta disciplina. Tivemos uma injeção de ânimo para inovar nossas aulas, usando e trabalhando com os diferentes recursos que aprendemos e conhecemos.